Barreiro no Mapa

A Escola Básica Quinta Nova da Telha, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Casquilhos, abriu as suas portas no dia 16 fevereiro 2025, para receber as partidas, chegadas e secretariado do Barreiro no Mapa #2.

Página da atividade: Barreiro no Mapa #2

Notícias da atividade: Barreiro no Mapa é já dia 16 fevereiro e Barreiro no Mapa #2 – 180 aventureiros à descoberta do Barreiro de mapa na mão

Mapa da Escola Básica Quinta Nova da Telha

A NatourTrail, em colaboração com o AEC, produziu um mapa de Orientação da Escola Básica Quinta Nova da Telha, segundo as especificações da modalidade. Este recurso pedagógico permite aos seus alunos a prática da Orientação com a simbologia que encontrarão em competições oficiais de Desporto Escolar e Federado.

Notícia: Novo mapa de Orientação da Escola Básica Quinta Nova da Telha no Barreiro

Criação

Criado em 2013, este agrupamento resultou a agregação da Escola Secundária de Casquilhos, com o Agrupamento Vertical de Escolas da Quinta Nova da Telha.

Escolas do agrupamento

Atualmente, o AEC é constituído por cinco estabelecimentos de ensino, localizados na União de Freguesias de Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, à exceção do último que se encontra localizado na União de Freguesias de Palhais e Coina:

  • Escola Básica Henrique Galvão;
  • Escola Básica Dª Francisca de Azambuja;
  • Escola Básica Quinta Nova da Telha;
  • Escola Secundária de Casquilhos;
  • Escola Básica de Palhais.

Logótipo do agrupamento

A composição adotada assenta na estrutura de um trevo de três folhas unidas a um caule que forma a designação «Agrupamento de Escolas de Casquilhos». O trevo representa prosperidade, sucesso e esperança, valores orientadores das práticas educativas. As três folhas simbolizam os níveis de ensino existentes no Agrupamento: a educação pré-escolar, o ensino básico e o secundário. As formas geométricas, nas quais as folhas estão integradas, estabelecem a união entre o elemento racional, o ensino/conhecimento e o elemento natural, o ambiente.  

As cores adotadas refletem  elementos caracterizadores do Agrupamento: o verde remete para os amplos espaços naturais em que a maior parte dos edifícios estão implantados; a cor-de-tijolo reflete os materiais de construção (tijolo e telha) das edificações, representando a solidez da sua estrutura; o castanho refere-se à terra, a origem da vida, onde são lançadas as sementes do ensino para colher os frutos do conhecimento.

O lema do agrupamento

Formar e Agir para o Futuro, com a Participação de Todos